O PIBID na área de ciências sociais: condições epistemológicas e perspectivas sociológicas: as perspectivas pública e cosmopolita
Visualizações: 330DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.61Resumen
O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, foi criado em um contexto de crescentes demandas em relação à universidade, dentre as quais, uma maior participação na formação de professores. O programa almeja instituir um ambiente formativo que reflete uma concepção, na qual a produção e o ensino da ciência se desenvolveriam em um contexto interdisciplinar de aplicação do conhecimento e de busca de inovação pedagógica. Mas os e os atores envolvidos com o programa? Eles compartilham dessa concepção epistemológica? Tendo em vista estas questões e com base na literatura concernente ao ensino de Sociologia, buscou-se mapear as condições epistemológicas que fundamentam as práticas dos bolsistas do programa. Constatou-se o predomínio de uma concepção mais clássica e disciplinar relativa ao ensino das Ciências Sociais. O artigo então aponta a necessidade de mais pesquisas sobre as referidas concepções e de debates acerca das perspectivas da Sociologia na sociedade atual, a partir das contribuições de autores como Burawoy e Beck.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).