Internacionalização: balanço e desafios para a sociologia brasileira
Visualizações: 519DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.261Resumen
O artigo apresenta um panorama da produção sociológica brasileira e sua disseminação desde a profissionalização a partir da segunda metade do século XX até o presente. Analisa a internacionalização em curso identificando suas principais características, analisa igualmente, em termos comparativos com outros países, como tem se dado a inserção da sociologia brasileira no cenário global. Por fim, discute alguns dos desafios para que nossa produção alcance maior reconhecimento internacional, como a adoção do inglês como língua de divulgação, a criação e consolidação de parcerias internacionais equitativas, a ampliação das pesquisas comparativas e o aumento da mobilidade docente.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).