As origens pós-graduação nacional (1960-1980)
Visualizações: 715DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.256Resumen
O artigo retraça a trajetória da criação institucional da pós-graduação que ocorreu no Brasil a partir de meados de 1960. Destaca a participação da comunidade científica neste processo que, desde a década de 1920, buscava introduzir a pesquisa na universidade brasileira. Assinala que a formalização legal da pós-graduação ocorreu no contexto da Reforma Universitária promulgada pelo governo militar então vigente. Ressalta que a pós-graduação nacional desde o seu início foi objeto de uma planificação do Estado que criou Planos Nacionais de Pós-Graduação para o seu desenvolvimento. O artigo sublinha que a pós-graduação constitui-se num instrumento fundamental de modernização do ensino superior no país, alterando profundamente a sua fisionomia e forma de ser. Através dela, instalou-se uma competência acadêmica por todo o país e, na sua esteira, ocorreu também o processo de institucionalização da pesquisa no interior de determinadas universidades.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).