Reconhecimento, justiça e desigualdade: uma agenda de pesquisa
Visualizações: 394DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.229Resumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre o “estado da arte” do tema do Gru- po de Trabalho “Reconhecimento, justiça e desigualdade”, que teve sua pri- meira edição realizada no 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, em Brasília, no ano de 2017. Na primeira parte, tentamos imaginar novas aproximações e confrontos entre os três principais expoentes desta discussão: Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. Na segunda parte, apresentamos brevemente alguns avanços deste debate no cenário latino-americano. Na terceira parte, reconstruímos algumas repercussões e apropriações no ambiente acadêmico brasileiro, com ênfase na obra de três autores: Jessé Souza, Josué Pereira da Silva e Céli Pinto. Na conclusão, procuramos sugerir caminhos para possíveis desdobramentos teóricos e empíricos a partir de uma articulação criativa e inovadora entre os três conceitos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).