Ocupações e Profissões na Sociedade Brasileira de Sociologia: balanço da produção (2003-2017)
Visualizações: 475DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.219Resumen
O artigo oferece um balanço dos 166 artigos apresentados nos encontros bie- nais do grupo de trabalho (GT) Ocupações e Profissões, da Sociedade Brasilei- ra de Sociologia, entre 2003 e 2017. O texto identifica o perfil dos pesquisado- res e suas instituições, relaciona as principais referências teóricas e os temas e conceitos mais frequentes dos estudos na área. Entre os resultados, constata-se concentração de pesquisas sobre as profissões jurídicas, de educação/qua- lificação, de saúde, de segurança pública e forças militares, e de tecnologias de informação e comunicação. O GT se caracteriza principalmente por estu- dos empíricos, com abordagens teoricamente heterogêneas, prevalecendo as escolas anglo-saxônica e francesa de sociologia das profissões. O panorama revela que a produção brasileira sobre o tema está sintonizada com o debate global na área e atenta às especificidades locais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).