Enclaves fortificados ou espaços semipúblicos de diversidade? Os significados dos shopping centers em Salvador
Visualizações: 603DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.211Resumen
Este trabalho analisa os significados dos shopping centers na vida urbana contemporâneaa partirde umestudoempírico da cidadedoSalvador.Analisandoa proliferação dessesempreendimentos, as práticas e usos vinculados aeles,os perfis dos usuários e as formas de sociabilidade engendradasnos seusespaços,o artigo discuteseus impactos sobre a restrição dos espaçospúblicose oprocesso de privatização urbana. EmSalvador,os shopping centerspossuemuma forte valência urbana devido a uma série de motivos, como asegurança,comodidade, praticidade e conforto, além da concentração deváriostipos de serviços que não mais existemnas ruas e áreas abertas da cidade.Deum lado, rivalizam diretamente comos espaços públicos, mas, de outro,sãopalco de múltiplasecomplexasrelações,o queleva a considerar a sua ambivalênciana vida das cidades contemporâneas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
01-01-2018
Cómo citar
Arantes, R. (2018). Enclaves fortificados ou espaços semipúblicos de diversidade? Os significados dos shopping centers em Salvador. Revista Brasileña De Sociología, 5(10). https://doi.org/10.20336/rbs.211
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).