Estética da existência e cinismo em Foucault: a vida outra como forma de resistência ética e política
Visualizações: 282DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.207Resumen
Este artigo traz uma análise sobre a forma como a questão da resistência é tratada por Michel Foucault em suas últimas pesquisas, particularmente na- quelas apresentadas pelo autor nos cursos do Collège de France a partir dos anos 1980. Com o deslocamento do foco de seus estudos para as noções de verdade (dizer-a-verdade) e de governo (condução das condutas), tomadas sempre em sua relação com a constituição do sujeito — esta uma questão per- manente nas investigações foucaultianas, observa-se a formação de uma nova problemática, marcada por questões éticas e políticas. Nesse novo quadro de problemas, tencionamos esclarecer as possíveis relações dos temas da estética da existência e do cinismo, pensados como modo de vida, com a questão mais geral da resistência ao poder.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).