Produção da diversidade: identidades e imigração
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https://doi.org/10.20336/rbs.172Resumen
O objetivo geral desse artigo consiste em analisar a dinâmica identitária no que diz respeito às mudanças no sentido da diversidade cultural em três con- textos diferentes: a passagem do século XIX para o XX, o período compre- endido entre o final da Segunda Guerra Mundial e o fim da Guerra Fria e a passagem do século XX para o XXI. Centrei a análise em torno da questão imigratória e de sua capacidade de produzir o estranhamento e a alteridade. Procurei sistematizar parte de minhas reflexões que resultaram das leituras sobre assimilação, diversidade, multiculturalismo e interculturalismo. Parto de uma hipótese segundo a qual a origem das mudanças a respeito do enten- dimento da diversidade está, sobretudo, relacionada às transformações obser- vadas na correlação de forças e na distribuição de poder entre atores sociais. O artigo demonstra que a ideia de diversidade variou nos três períodos deli- mitados pelo estudo. Primeiro, a construção da diferença como desigualdade; segundo, a diferença como direito e, por fim, como expressão de formas mais ambivalentes nas quais concepções essencializadas e despolitizadas da diver- sidade convivem com a ampliação de noções e práticas de direitos.Descargas
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Publicado
05-12-2016
Cómo citar
Ennes, M. A. (2016). Produção da diversidade: identidades e imigração. Revista Brasileña De Sociología, 4(8), 217–242. https://doi.org/10.20336/rbs.172
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