Fusão, tensão e dissensão: forças de configuração da intimidade reflexiva
Visualizações: 257DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.166Resumen
A intimidade pós-moderna constitui uma esfera estruturalmente marcada pela complexa convivência de disposições sociais de dissensão e de fusão. Por um lado, é permeada por condições propícias à individualização, à re- flexividade e à electividade, o que contribui para reforçar idiossincrasias e aspirações pessoais nas relações íntimas. Por outro lado, encontra-se simbo- licamente colonizada pela grande narrativa romântica, uma matriz cultural muito valorizada e desejada, que impulsiona os sujeitos no sentido da fusão passional. Delineado num formato ensaístico, o artigo assume como objecto de análise central as manifestações de forças antagónicas na configuração da intimidade, procurando compreender as muitas tensões, ambiguidades, con- tradições e volatilidades que tendem a caracterizá-la.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).