Família, trabalho e desigualdades no início do século XXI
Visualizações: 292DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.79Resumen
Este ensaio trata da relação família-trabalho, suas mudanças e per- manências, tendo como referência teórica a abordagem da “divisão sexual do trabalho” enquanto noção que articula a esfera produtiva e a esfera reprodutiva e define os lugares de homens e de mulheres nestas esferas. Com base nestas referências são apresentadas infor- mações que indicam como foram pequenas as mudanças na relação família-trabalho quando se consideram as relações assimétricas de- finidas pela divisão sexual do trabalho. Mostra que embora cresça a participação das mulheres no mercado de trabalho no Brasil desde 1970, e desde os anos 80 cresça a participação das mulheres-côn- juges, esta ocorre sob a permanência da desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Destaca que tal desigualdade tem por origem a divisão sexual do tradalho e que esta dificulta a superação da pobreza em domicílios com encargos por crianças.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).