Re-esclarecimento / Re-Enlightenment
Visualizações: 89DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.810Abstract
Se é verdade que as tecnologias que usamos em nosso cotidiano são, em grande medida, desdobramentos de ideias das ciências naturais, os arranjos sociopolíticos e econômicos que tornaram possível o desenvolvimento nacional e global são, em grande medida, desdobramentos de ideias extraídas das ciências sociais.
O mundo moderno tal como o conhecemos é produto da ciência em suas diversas formas. Neste novo século, porém, a ciência se encontra em situação paradoxal. Por um lado, ela é a grande força de transformação social − as mudanças geradas são tão diretas e intencionais quanto indiretas e involuntárias. Por outro lado, seus resultados são frequentemente ignorados; suas descobertas, negadas; e suas normas, transgredidas. Neste breve texto, discuto o papel das ciências naturais e sociais na formação do mundo moderno, em particular sua expansão durante o período que chamamos de Esclarecimento (ou Iluminismo).Analiso, então, as ameaças e os desafios à ciência e ao discurso racional neste novo século, e reivindico que um Re-esclarecimento é imperativo e urgente para confrontar os atuais dilemas da humanidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type 4.0 International