Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia
Visualizações: 1456DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.70Resumo
Este texto se dedica a analisar os livros didáticos de Sociologia inscritos no Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2012. Estudamos os livros em três perspectivas. Em primeiro lugar, analisamos as condições gerais de elaboração dos livros didáticos, especialmente alguns aspectos do mercado editorial, a política nacional de distribuição dos livros didáticos e as características do gênero de escrita. Em segundo lugar, identificamos o perfil de seus autores, em particular as trajetórias acadêmicas e profissionais. Finalmente, procuramos compreender, a partir da contagem de referências e da análise da natureza das sínteses, como esses livros se apropriam dos autores do pensamento social brasileiro, inclusive as contribuições sociológicas contemporâneas. Com esta análise, pretendemos contribuir para a compreensão dos livros didáticos como objeto da sociologia do conhecimento, além do entendimento da circulação escolar do pensamento social brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).