As ciências sociais francesas diante das reformas do ensino
Visualizações: 245DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.60Resumo
O artigo concentra a sua atenção em um ponto frequentemente esquecido nas análises da história do desenvolvimento das Ciências Sociais na França: a do seu ensino. Toma como referência a ambição que têm fundamentado o exercício da pesquisa e do ensino das Ciências Sociais seja na universidade, seja no secundário: a de uma cidadania política e social iluminada por um profissional crítico. A análise das mudanças propostas para o secundário revela que essa concepção de ensino tem sido ameaçada pela elaboração de propostas calcadas no utilitarismo em detrimento de sua dimensão crítica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/15/2014
Como Citar
Mercklé, P. (2014). As ciências sociais francesas diante das reformas do ensino. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(3), 39–54. https://doi.org/10.20336/rbs.60
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).