Inovações Temáticas, “Guinadas” Teóricas e Tradição Intelectual no Brasil
Visualizações: 4962DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.421Resumo
Esse artigo analisa a produção acadêmica das ciências sociais brasileiras sobre a te- mática “elites”. Pretende-se dar conta tanto das inovações quanto dos problemas e desafios que ainda persistem na produção brasileira sobre o tema. Trata-se, primeira- mente, de examinar os principais objetos, problemáticas teóricas e avanços metodo- lógicos dos estudos recentes sobre grupos dirigentes no Brasil. Em segundo, trata-se de apreender a dinâmica de acesso aos principais espaços de produção das ciências sociais no país, as concentrações regionais e as redes de pesquisadores vinculados ao tema. Tais resultados evidenciam a pertinência de uma agenda de pesquisa reflexiva que leve em conta as condições e características próprias de construção dos grupos dirigentes em situações como a brasileira e que recuse a utilização “dedutivista” e “reificante” de teorias, conceitos e metodologias importadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).