A pós-graduação em Sociologia no Brasil: conquistas e desafios em tempos de globalização
Visualizações: 435DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.260Resumo
A sociologia brasileira se destaca por sua contribuição para a compreensão das sociedades contemporâneas e por sua inserção em grupos de pesquisa e debates teóricos internacionais. Uma importante faceta de tal desempenho é explicada pela vitalidade e internacionalização contínua dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia. Este artigo tem como objetivos compreender o processo de implementação da formação pós-graduada em Sociologia no Brasil; analisar a complexidade dos desafios enfrentados pelos Programas de Pós-Graduação na área; e explicitar as realizações que elevaram a sociologia brasileira ao reconhecimento internacional nos tempos atuais da globalização. O texto está organizado em 3 seções: a primeira analisa as condições atuais de construção do conhecimento em Sociologia, com foco em contextos e requisitos do sistema mundial de ensino e pesquisa. A segunda centra-se nas implicações dos Planos Nacionais de Pós-Graduação – PNPG para a definição de metas e avaliação de programas específicos para enfrentar os desafios contemporâneos. Finalmente, a terceira propõe questões sobre a configuração dos PPGS, apresenta análises das conquistas e relevância do desempenho dos programas de Pós-Graduação em Sociologia, além de destacar o crescente desafio que enfrentam para responder aos requisitos da produção de conhecimento científico das sociedades contemporâneas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).