A noção de dever como categoria sociológica para a compreensão de ações no mundo contemporâneo
Visualizações: 272DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.168Resumo
O artigo se inscreve na temática da sociologia da ética. O objetivo é delimitar a noção de dever como categoria sociológica, recurso heurístico para a análise da capacidade de julgamento ético de agentes sociais. Investiga-se como se molda essa capacidade nas sociedades capitalistas contemporâneas, cultural e socialmente racionalizadas O caminho para tanto é a discussão sobre a per- sonalidade social na sociologia weberiana, que se define por uma consistência na relação entre valores e ação. Conclui-se que a noção de dever é importante para entender essa relação, expondo a maneira como os agentes sociais es- tabelecem compromissos valorativos nas diversas esferas da vida social e as consequências que isso tem para o curso efetivo de sua ação no mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12/05/2016
Como Citar
Guerrini, D. (2016). A noção de dever como categoria sociológica para a compreensão de ações no mundo contemporâneo. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 4(8), 147–170. https://doi.org/10.20336/rbs.168
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).