A secularização como sociologia do moderno: Max Weber, a religião e o Brasil no contexto moderno-global
Visualizações: 748DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.119Resumo
Mais do que um conceito que visa apreender o lugar e a natureza do religioso nas condições contemporâneas, o teorema weberiano da secularização constitui uma categoria macrossociológica de interpretação da modernidade. Com base nesse entendimento, o texto retoma a discussão sobre a secularização no Brasil (com foco na pesquisa do sociólogo brasileiro Antônio Flávio Pierucci) e sugere subsídios para integrar as pesquisas sociais sobre a religião no debate sobre a realidade brasileira no contexto da modernidade global.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12/14/2015
Como Citar
Sell, C. E. (2015). A secularização como sociologia do moderno: Max Weber, a religião e o Brasil no contexto moderno-global. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 3(6), 11–46. https://doi.org/10.20336/rbs.119
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).