Entre o consenso e o conflito ou qual o lugar dos movimentos sociais na relação entre teoria social e democracia?
Visualizações: 268DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.86Resumo
O presente trabalho tem por objetivo traçar um debate entre alguns dos principais expoentes da teoria social contemporânea que, em di- reções opostas, apontam soluções à equação entre democracia e plu- ralismo social. Propondo os movimentos sociais como um elo privi- legiado entre teoria social e democracia, dividiremos este artigo em torno de dois movimentos, dedicando-nos, por um lado, ao exame das contribuições teóricas e limites normativos trazidos ao debate pe- los teóricos que propõe a deliberação como fundamento para a cons- tituição de consensos democráticos, e por outro, a reflexão acerca das potencialidades de conexão entre democracia e movimentos sociais trazidas por um campo teórico que defende o conflito como via mais adequada para a participação dos movimentos sociais na composição de horizontes democráticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/10/2014
Como Citar
Mello, R. (2014). Entre o consenso e o conflito ou qual o lugar dos movimentos sociais na relação entre teoria social e democracia?. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(4), 273–292. https://doi.org/10.20336/rbs.86
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).