Alteridades urbanas e dupla contextualização o exemplo dos bairros de Wazemmes em Lille (França) e de Iracema em Fortaleza (Brasil)
Visualizações: 255DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.77Resumo
Este artigo ocupa-se das dinâmicas urbanas de dois bairros, um em Lille, o outro em Fortaleza e é baseado numa investigação levada a cabo desde 2011. O objetivo é contribuir, através de uma dupla contextualização, para a compreensão dos processos através dos quais estes lugares anteriormente desqualificados ou classificados como “sensíveis” se tornam lugares valorizados. A perspectiva é captar o mais minuciosamente possível o uso político e social da cultura enquanto suporte, quando a ação pública assume a vocação de melhorar o viver em comunidade, partindo da hipótese de que o embeleza- mento desses espaços urbanos condiciona, na prática, as relações de alteridade. A primeira parte mostra como o bairro de Lille se transfor- ma fisicamente e sobretudo como se multiplicam as iniciativas cultu- rais. A parte seguinte analisa as relações de alteridade nesse tipo de contexto a partir, por um lado, de observações e, por outro lado, de entrevistas concebidas para ter em conta as trajetórias das pessoas, com a finalidade de questionar a construção social, a gestão pública e a eventual reconsideração da alteridade. Na última parte, a análise é enriquecida pelo paralelismo parcial estabelecido com a dinâmica do bairro brasileiro que conhece igualmente mudanças significativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).